domingo, 11 de maio de 2008

PAULO AFONSO NA NOSSA ESCOLA

Paulo Afonso veio à nossa escola na tarde de Sexta-feira, dia 9 de Maio. Trazia com ele muita simpatia e disponibilidade e vinha acompanhado dos pais da Cláudia, aluna de 2.º ano da professora Quinita. Foi através destes pais que esta colega conseguiu este encontro. Obrigada em nome de toda a escola aos pais da Cláudia e obrigada também Quinita, por nos envolveres a todos com o teu intenso envolvimento.

Paulo Afonso começou por conversar simpaticamente com todos e depois mostrou-nos um Power Point em que os slides foram janelas abertas a mostrar-nos um pouco da sua vida e alguns dos seus poemas.


Como troca, os alunos do 2.º ano mostraram também em Power Point trabalhos seus, feitos à volta da POESIA, palavra que parece estar a tornar-se mágica e criar muitos braços na nossa escola.

E claro, os restantes alunos da escola também ofereceram ao Paulo a leitura de alguns poemas.

Veio depois um momento de perguntas ao Paulo e assim ficámos a conhecer um pouco mais sobre si. Disse-nos, entre muitas outras coisas, que, aos dez anos, começou a pôr palavras no papel, porque era muito tímido. Disse ainda que reconhecia ser melhor sucedido na prosa poética do que propriamente na poesia.

Achei este momento muito importante, direi mesmo, que estes são momentos que todas as escolas deveriam viver. Destes momentos nasce, muitas vezes, a primeira relação afectiva da criança com o livro. Muitas vezes a criança desmistifica, nestes encontros, a ideia de que um escritor é uma personagem dos livros, como as outras o são.

Paulo Afonso ofereceu-nos, gentilmente, o seu livro Vinte e Cinco Minutos de Fantasia, e ofereceu-nos a promessa de cá voltar no princípio do próximo ano lectivo. Por fim e antes da despedida, chegou a oferta de uma prendinha alentejana e a sessão de autógrafos.
A sua simpatia já se multiplicou quando visitou o nosso blog e escreveu um comentário na poesia da Margarida, que, certamente, irá ficar muito orgulhosa ao lê-lo.

Para quem quiser conhecer o poeta, que disse não ser poeta, consulte http://poesiadepauloafonso.blogspot.com/



EB1 Heróis do Ultramar
Rita Carrapato

5 comentários:

Anónimo disse...

Um forte agradecimento pela recepção que tive, pela tarde maravilhosa proporcionada.
Estar entre docentes tão dedicadas e entre alunos desta idade é das experiências mais fabulosas que um Ser Humano pode ter.
Não podia, deixar de realçar, o excelente trabalho que se faz nesta escola, que pode e deve ser, um grande e bonito exemplo para tantas outras escolas deste nosso Portugal.
Parabéns a todos.

Espero voltar para poder retribuir o que tanto trouxe dessa escola…

As crianças, a todas, umas palavrinhas para vocês: Vocês são especiais e encheram-me o coração de alegria. Obrigado.

Paulo Afonso

Anónimo disse...

Amiga Ritinha e Fatinha, parabens pelo belissimo trabalho que estão a realizar! Com professoras assim podemos ambicionar um melhor futuro!! Continue o BOM trabalho!

Vitor Mexia

Manuela disse...

Deve ter sido uma tarde maravilhosa, as crianças têem tanto para oferecer, sempre com tanto carinho e sorrisos contagiantes... Paulo, dou-te os meus sinceros parabéns por esta iniciativa e pelo ser iluminado que és!

Não parem nunca, crianças deste nosso Portugal! Em vós, reside a esperança!

Um beijinho para todos***
Um abraço para ti, Paulo Afonso*

Manuela Fonseca

Anónimo disse...

Eu adorei quando o Paulo Afonso veio a nossa escola,e gostei muito de duas poesias que o Paulo Afonso.

Anónimo disse...

O poeta Paulo Afonso é realmente fantástico. A sua escrita mostra muitas vezes o grande coração que se esconde por trás das palavras.
Estive a ver o vosso blog e a vossa escola, e principalmente vocês, professoras, estão a fazer um trabalho fantástico com as crianças. Certamente levarão daí muitas boas recordações para a vida e muita sabedoria, além do gosto pelos livros e pela leitura.
Parabéns pelo excelente trabalho! Continuem :)

Beijinhos a todos