domingo, 18 de maio de 2008

O VENTO NOS SALGUEIROS

O Vento nos Salgueiros foi escrito em 1908 por Kenneth Grahame. Mostra-nos uma mão cheia de valores morais, do bem e do mal, atrevendo-me, eu, a destacar o valor da amizade e do companheirismo.

A história envolve-nos num certo misticismo que gira à volta de quatro personagens: um Sapo muito rico, vaidoso e egoísta, um Toupeira, um Texugo e um Rato. Começa com um simpático Toupeira que um dia, cansado de tanto limpar a sua toca, resolve sair. Chega a um rio, onde a sua vida se cruza com o Rato, apaixonado pelas margens do rio e que lhe conta muitas coisas sobre o mesmo.

No Verão, os dois amigos visitam o Sapo, no seu majestoso solar e, a partir daqui, começam algumas aventuras.

Um dia visitam o Texugo, que é um bocadinho anti-social, e que vive no bosque selvagem. Os quatro vão meter-se em grandes sarilhos, todos provocados, pelas obsessões e erros do Sapo.

De aventura em aventura, a história vai-nos deliciando, vai-nos prendendo até não sermos capazes de a largar.

Sapo recriado pela Margarida Cordeiro
(Deste empolgante Sapo iremos dando mais notícias)

Obrigada à professora Helena Barreto que leu esta magnífica história, que me motivou para desenvolver actividades à volta da mesma e que, particularmente, tão bem soube cativar e prender o entusiasmo dos meus alunos, até ao último capítulo.

EB1 Av. Heróis do Ultramar
Rita Carrapato

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostava que me encinasses essa tecnica.

Anónimo disse...

Tambem a mim.





Raquel