segunda-feira, 5 de maio de 2008

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO

No âmbito do projecto a Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas foram distribuídos pelas escolas alguns postais com poesias de diferentes autores.
No Dia Internacional do Livro Infantil, entre outras actividades, lemos e explorámos o poema que se segue. Depois veio a proposta de escrita de uma história, a partir dos dois últimos versos desse poema.



“Numa noite em que a lua estava cheia como um balão, começou a sentir uma dor de barriga:
-Ai, minha nossa!... Que dor! Alguém tem que me esvaziar!
Então a Lua foi procurar alguém para a esvaziar o mais rápido possível. Foi aí que se lembrou de pedir ajuda à noite:
- Ó Noite, ando com dores de barriga, ajuda-me por favor!
- Não posso amiga lua! É que não sou médica, sabes?
A Lua, desapontada, foi procurar outra ajuda.
Passadas umas horas lembrou-se do Sol e disse-lhe:
- Amigo Sol, anda ajudar-me! Tenho grandes dores de barriga!
- Lua, eu sou o Sol, é impossível curar-te, não nos podemos tocar.
Pobre Lua, que estava tão mal! Não tinha mais ninguém, a não ser as estrelas trapalhonas. Mas… surgiu-lhe uma nova ideia. Foi para muito longe, para uma casa da Dinamarca, onde fez uma visita.
- Hans Christian Andersen, que bom ver-te de novo! Podes esvaziar-me? É que eu ando com grandes dores de barriga!... – disse a lua.
O Hans sorriu-lhe e escreveu no seu livro “ A Lua foi mergulhada em pó de fadas e esvaziou-se.” E num abrir e fechar de olhos a Lua ficou mais vazia.
- Oh! Obrigada meu querido amigo! Já estava farta desta dor!
O Hans Christian Andersen sorriu e disse:
- Tu agora estás diferente, vou chamar-te Quarto Minguante.”

E foi assim, meu querido filho, que a Lua se transformou no Quarto Minguante.


Daniel Peças - 4.º ano
EB1 Av. Heróis do Ultramar

Rita Carrapato

2 comentários:

Anónimo disse...

A historia esta espetacular parabens!!!

Anónimo disse...

Quando somos crianças, conseguimos soltar a imaginação assim, e... que resultado lindo!