quarta-feira, 16 de abril de 2008

VISITA AO COMANDO DE INSTRUÇÃO E DOUTRINA DO EXÉRCITO


No dia 16 de Novembro de 2007, as professoras e os alunos da turma do 4º ano da E.B.1 Chafariz d'El Rei, deslocaram-se ao Comando de Instrução e Doutrina do Exército para uma visita de estudo, organizada pelo senhor Jacinto Murcho (pai do André). Fizemos o percurso da nossa escola até ao C.I.D.E. a pé e portámo-nos muito bem no caminho.

Chegámos ao C.I.D.E. e fomos recebidos pelo pai do André e pelo senhor César que nos tirou muitas fotografias. O senhor Jacinto Murcho levou-nos para uma sala onde nos mostrou um filme sobre o passado daquela instituição e os vários nomes que já teve. A seguir, fomos ver e ouvir o ensaio da banda que tocou três músicas especialmente para nós. Foram todos muito simpáticos e nós adorámos.

Seguidamente e sempre acompanhados do pai do André e do senhor César, fomos a uma sala onde vimos taças, fotografias dos primeiros e segundos comandantes que aquela instituição já teve e um estantarde que foi condecorado pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio. Depois, andámos por um corredor com muitas janelas, que por baixo tinham azulejos com pinturas de soldados de cavalaria e infantaria. Passámos por um sala, onde estava um senhor sentado a uma secretária a carimbar documentos e que distribuíu carimbos pelos cadernos de todos. Foi muito divertido!

Descemos para a praça do Antigo Quartel dos Dragões, onde o senhor Jacinto Murcho nos contou a história da Santinha que lá se encontra desde 1804. Vimos também um relógio muito antigo construído em 1889. Depois, fomos ver algumas armas utilizadas pelos soldados como a Uzzi, G3, FPP e Walther. Os senhores mostraram-nos as armas e desmancharam-nas para nós vermos as peças. Depois, demos um passeio à volta das muralhas, passámos pelo ginásio, vimos as oficinas, as torres, as guaritas e o campo de ténis. O senhor Jacinto e o senhor César acompanharam-nos até à porta, onde nos surpreenderam com a oferta de uma caneta, um porta-chaves e uma fitinha do exército que todos colocámos logo no pulso .

Despedimo-nos e fizemos o caminho de regresso à nossa escola, muito contentes com a visita de estudo e pela forma simpática e carinhosa com que fomos recebidos.

No dia 20 de Novembro, fomos agradavelmente surpreendidos com a nossa fotografia e a notícia da nossa visita ao C.I.D.E. no Diário do Sul, que é o jornal da nossa cidade.

As professoras e alunos agradecem a atenção e simpatia com que foram tratados, em especial pelo senhor Jacinto Murcho (pai do André).

ALBUM FOTOGRÁFICO

Texto colectivo elaborado pelos alunos do 4º ano da E.B.1 Chafariz d'El Rei

Fátima Sarnadas

2 comentários:

Anónimo disse...

Um dia eu também gostava de lá ir!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

adorei a banda!!!!!!!!!!!!!


e o sr. Jacinto foi um bom instrutor!!!!






Ana Guégués