terça-feira, 29 de abril de 2008

LEITURAS - HORA DE SONHAR

desenho, pintura e colagens da Ana
(O Patinho Feio)
O Dia Mundial do Livro Infantil presta homenagem ao famoso escritor Hans Christian Andersen.
Neste contexto, a professora Helena Barreto, leu em dois momentos dedicados à Hora de Sonhar “A Sereiazinha” e “O Patinho Feio”, histórias daquele autor.
Porque ler e escrever formam um lindo ovo, propus, no seguimento daquelas leituras, que os meus alunos escrevessem, para cada uma das histórias, uma frase sobre as mesmas.
A curiosidade deixou-os um pouco inquietos (por desconhecerem o objectivo da actividade) até chegar o dia do desafio final: trocar as frases entre si e escreverem uma história livre, mas em que entrassem as duas frases escritas pelos colegas.

A MAGIA

Há muitos, muitos anos, ainda quando os animais falavam, existia num belo lago, de onde se avistava o profundo azul do mar, uma pata recém casada, a chocar os seus ovos.

A mãe pata aborrecida, pois há muito tempo que estava ali a grasnar agudo, ficou muito feliz quando viu nascer os seus pequeninos filhotes, todos menos um. Quando a mãe pata, desiludida, acabou de ver sair o seu último filho, viu que não era um pato.

- Meu Deus, quem és tu? – interrogou a mãe pata nada contente.
Passados alguns dias, o lago teve uma visita muito especial, a visita de uma sereia muito bela e encantadora que vinha das infinitas águas do mar e que se tinha perdido no brilho radiante do sol. A sereia viu aquele pato, que nem era bem um pato e ficou encantada com a palidez do seu rosto. Ela pediu para passar ali a noite. A mãe pata, com a sua voz doce, disse que sim.

À tardinha, depois do lanche, a sereiazinha despediu-se, deu um beijo na cara de cada um e quando chegou à vez do patinho que não era bem patinho, aconteceu uma coisa estranha, apareceram uns pozinhos de magia e quando se deu conta, o “patinho” era agora o mais belo príncipe que alguma vez a sereia tinha visto.

O príncipe era um cavalheiro e a sereiazinha fez tudo para o conquistar. E conseguiu. Casaram-se e viveram felizes para sempre.

Carolina Martins - 4.º ano (EB1 Av. Heróis do Ultramar)

Desenho e pintura da Daniela Geadas - O Patinho Feio

Rita Carrapato (EB1 Av. Heróis do Ultramar)

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito bonito, vocês são o máximo!

Beijinhos

prof. Fátima

Anónimo disse...

OS VOSSOS DESENHOS ESTÃO MUITO FIXES.

Anónimo disse...

QUE BOM.

CAROLINA GODINHO

Anónimo disse...

Daniela Geadas e Ana Almeida os vossos desenhos estão muito cheios de felicidade quer dizer com muita cor.


Beijinhos


Patrícia 4ºano EB1 Avenida Heróis do Ultramar

Anónimo disse...

Que giros gostava de ter o vosso talento!!!!! beijinhos

Anónimo disse...

Carolina Martins o teu texto está lindo. Acho que devias continuar assim.


Beijinhos



Patricia4ºano Avenida Heróis do Ultramar