terça-feira, 15 de abril de 2008

MUSEU DO BRINQUEDO - SINTRA

Saímos da escola. Fomos visitar outra "escola": o Museu do Brinquedo, em Sintra.

Para mim, já com alguns anitos de idade, foi entrar no passado, foi chamar à memória momentos sem tempo, brincadeiras nostálgico-alegres, brinquedos que me preenchiam horas.

Foi lembrar momentos distantes, mas ainda muito presentes: a vez em que fui dar banho à minha boneca (de cartão) e se começou a desfazer e... eu chorei; a vez em que peguei no auscultador de um telefone e o vesti, fazendo de conta que era uma boneca (valeu-me ter um pai que não me batia); as vezes em que me enchia de suores a tentar atar os elásticos que se partiam e que deixavam as minhas pequeninas bonecas de plástico mutiladas, sem braços, a gemer de dor...

Entre uma reminiscência e outra, os meus alunos perguntavam-me "Era mesmo com estes brinquedos que a professora brincava?" Acho que a minha resposta não foi capaz de entrar na imaginação deles.

Foi, de opinião geral, uma linda e curiosa visita. Lembro, ainda, que alguns disseram ter sido a melhor visita de estudo. Mas pergunto "Se os brinquedos deles, os de hoje, hibernassem, será que eles conseguiam brincar e fantasiar com os brinquedos do meu tempo?"



ÁLBUM FOTOGRÁFICO

Rita Carrapato

Sem comentários: