terça-feira, 15 de abril de 2008

A PROPÓSITO DO 25 DE ABRIL

- Avó conta-me uma história!

E a avó começou a narrar uma bonita história em que a personagem principal era uma boneca de olhos grandes e pestanudos, com um bonito cravo vermelho no coração.

“ Era uma vez um país azul, cheio de pessoas tristes, porque tinham medo de exprimir as suas ideias. Quando o faziam eram presas e torturadas, tal como a dona da boneca de olhos grandes e pestanudos.

Mesmo com muitas dificuldades esta senhora construiu muitas, muitas e muitas bonecas e passou a distribui-las em todos os lugares onde ia.

Não tardou muito que o país azul ficasse invadido por bonecas linda e, quem as possuía, desejava que as bonecas tomassem vida, tal como na história do Pinóquio.

Na madrugada do dia 25 de Abril uma estrela brilhou mais forte no céu e enviou uma mensagens de esperança e coragem para o coração de todas as bonecas que, junto com os seus donos, marcharam pelas ruas das cidades e por todo o país azul, ao som de uma cantiga de Liberdade.”

- Avó, o que aconteceu às bonecas?

- Transformaram-se em cravos vermelhos.

- Como é que isso aconteceu?

- Isso já é outra história.


Carolina Martins – EB1 Av. Heróis do Ultramar
23/04/ 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Carolina, vou-te contar como era a escola antes do 25 de Abril (no tempo do Salazar).
Os rapazes e as raparigas estudavam em salas separadas e o recreio também tinha um muro a separá-los. Mesmo à saída da escola não falavam uns com os outros nem brincavam juntos.
Muitos andavam descalços e não tinham livros nem cadernos. Escreviam numa lousa e apagavam o que esceviam com um pano molhado para poderem voltar a escrever.
Nem todos os meninos iam para a escola, pois muitos tinham que trabalhar para ajudar os pais que eram muito pobres.
As pessoas não tinham liberdade para dizerem o que pensavam e os que o faziam eram presos.
Podia contar-te muito mais coisas tristes que aconteciam antes do 25 de Abril, mas hoje fico por aqui.
prof. São da Cruz da Picada

Anónimo disse...

Carolina a escola hoje é muito diferente da escola dos meus tempos. É importante que todos os alunos saibam o que é a liberdade, é muito bonita a ideia que em cada coração pode nascer a esperança mesmo em tempos dificeis.