domingo, 13 de julho de 2008

HISTÓRIA - O RIO DO PEIXE VERMELHO


O rio do peixe vermelho

Era uma vez uma casa azul, muito bonita e nessa casa vivia um menino. Esse menino adorava o rio.
Um dia ele foi ao rio nadar. "Bog! Bog!" O menino viu bolhas na água e disse:
- Hum! Deve estar um peixe debaixo de mim!
O menino mergulhou tão fundo que encontrou uma casa feita de pedra. Ele olhou e entrou. O peixe que estava lá dentro disse:
- Bom dia menino! Queres brincar comigo?
- Sim! Adoro brincar com peixes. – disse ele entusiasmado.
O peixe levou o menino agarrado à sua cauda a todos os sítios do rio e perguntou:
- Estás a gostar?
- Sim! A adorar! – respondeu o menino.
Quando chegámos perto da minha casa perguntei-lhe:
- Como te chamas? E a tua espécie como se chama?
- O meu nome é Vermelhinho Aguarela Lindinho e a minha espécie é salmão! E tu, como te chamas?
- Eu, menino.
- Não tens nome, pois não?! – perguntou o peixe vermelho impressionado.
- Não, não tenho! – respondeu o menino.
- Não podemos ficar à espera. Amanhã de madrugada vamos ao poço mágico. – disse o peixe vermelho.
- O poço mágico? – perguntou o menino.
- Sim, o poço mágico.
- Mas o que é o poço mágico?
- Amanhã vais ver. - disse o Vermelhinho Aguarela Lindinho.
No outro dia, o menino foi para a margem onde o peixe já estava e perguntou-lhe:
- Como vamos lá chegar? E o peixe respondeu:
- Agarra-te à minha cauda.
Ele agarrou-se. O peixe era mágico e estalou as barbatanas e já estava lá. O peixe fez: “Bllrrl! Blrrrl Blrrl! Pé de cabra!” E perguntou à água do poço:
- Como se vai chamar o menino?
Na água apareceu o nome de João Manuel Almofada. O peixe deu-lhe um papel com o nome, leu e o menino disse:
- Ah! Que alívio! Tenho um nome.
- Vamos para a casa! – propôs Vermelhinho Aguarela Lindinho.
- Sim, vamos! – respondeu o menino que já tinha um nome e todo contente, lá foi para casa.
O João Manuel Almofada e o Vermelhinho Aguarela Lindinho nunca mais se separaram a vida inteira.


Margarida Cordeiro - 4.º ano da EB1 Av. Heróis do Ultramar

Rita Carrapato


2 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Que história bonitinha!
gostei muito deste blog
beijos!

Anónimo disse...

obribada!
margarida