terça-feira, 1 de julho de 2008

A HORA DA DESPEDIDA








No dia 20, realizámos na nossa escola a festa de final de ano. Na parte da manhã, todas as turmas apresentaram alguns trabalhos aos pais, colegas, professoras e a todas as pessoas que estavam presentes. Um grupo de avós de alunos que frequentam a nossa escola, uniram-se e ensaiaram algumas canções alentejanas que cantaram para todos nós. Foi um momento lindíssimo e emocionante. Depois, às 17h 30m começou a festinha dos alunos do 4º ano, com a presença dos pais, familiares, alunos do 1º ano (afilhados), professoras, auxiliares e amigos. Começamos por mostrar a todos, um vídeo com as actividades desenvolvidas, nestes dois anos em que foram meus alunos. Recordámos momentos de partilha em visitas de estudo, actividades desenvolvidas na escola com a turma do 1º ano, actividades com os nossos amiguinhos da E.B.1 Heróis do Ultramar e a sua professora, a minha querida amiga Rita. Algumas lágrimas apareceram, ao recordar estes momentos que todos juntinhos, passámos. Seguiu-se a entrega simbólica de um Diploma de conclusão de ciclo assinado com muitos beijinhos por mim, e também uma fitinha para mais tarde recordar. Os alunos do 1º ano (afilhados), também ofereceram uma fitinhas aos padrinhos e o mesmo fizeram as senhoras auxiliares. Os alunos do 4º ano e professora, ofereceram a todos um diploma de agradecimento pela amizade, carinho e partilha com que todos os que colaboraram connosco nos trataram. Foram momentos emocionantes, cheios de ternura e muitas lágrimas por parte de todos, porque, como um dia a minha aluna Diana escreveu, "quando se diz adeus, nasce sempre uma lágrima". Foram dois anos em que diáriamente partilhámos tudo, momentos bons, momentos menos bons, mas todos eles serviram para nos ensinar alguma coisa e ajudar-nos a crescer como seres humanos. Uma nova etapa vai começar para os meus alunos, noutra escola, com outros professores, novos amigos. ..
Para mim, continuam a ser os meus alunos e para sempre vão ficar no meu coracão. O bichinho da saudade já me visitou...
Sejam felizes
um grande beijinho para todos
Professora Fátima

1 comentário:

Rita Carrapato e Fatima Sarnadas disse...

Fatinha,

Hora da despedida... tentei incutir nos meus alunos que a nossa festinha não era uma festa de despedida, mas sim uma festa de comemoração de afectos que foram crescendo e que se foram fortalecendo. Não sei se o consegui ou não.O tempo o dirá.

Gostei muito de trabalhar contigo, da interacção dos nossos meninos, do carinho com que me receberam nessa tua festinha.

Qualquer dia, quando estabilizar mais as minhas emoções, vou também deixar aqui um bocadinho daquilo que foi a nossa festinha, minha e dos meus alunos.

Comprometo-me aqui, quase publicamente, a não te largar para o ano, para continuarmos a voar de vez em quando. Usa o truque que combinámos e verás que vai dar resultado.

Para vocês, amiguinhos do 4.º ano da EB1 Chafaiz d' El Rei, um beijinho muito especial, por terem sido especiais e também por terem sido fonte de motivação, através da vossa prof., em alguns dias da minha vida profissional.

Obrigada e beijinhos especiais para este grupo especial de tantos amigos.

Felicidades e um futuro risonho.

Prof. Rita Carrapato