quarta-feira, 18 de junho de 2008

SE EU FOSSE...

A partir de um trabalho desenvolvido por Margarida Fonseca, na sala da minha querida amiga Fatinha, e motivada pelo comentário, neste blog, de Paulo Afonso propus aos meus alunos que escrevessem sobre "Se eu fosse..."

Se eu fosse um DESEJO
seria a morte
espetaria uma faca
para sair a tristeza
do sangue que tenho cá dentro.
Queria ir para o céu
deitar-me nas nuvens
e cobrir-me de branco.
Helena

Se eu fosse o AMOR
queria-lhe sentir o sabor
e pintá-lo de uma cor
tal e qual como um pintor.
Ana Almeida

Se eu fosse uma HISTÓRIA
contava-a toda a gente
para ficarem mais felizes.
João Mataloto

Se eu fosse uma HISTÓRIA
queria montar-me numa estrela
para ir ter com muitas histórias
e queria emprestar
as minhas palavras
para outras poesias.
Teresa Soares

Se eu fosse uma COR
pintava o céu e
uma montanha
lá no alto com uma flor.
Carolina Godinho

Se eu fosse uma PALAVRA
seria a palavra cama
para me deitar no sossego
e na imaginação da noite.
Se eu fosse uma PALAVRA
seria a palavra sem
para não dar erros
quando não me convém.
Carolina Martins

Se eu fosse uma HISTÓRIA
dizia para os animais
entrarem nas minhas páginas.
Daniel Marques

Alunos do 4.º ano da EB1 Av. Heróis do Ultramar

Prof. Rita Carrapato

5 comentários:

Anónimo disse...

Gostamos muito das poesias e do trabalho que a professora desempenhou.

Anónimo disse...

Esta partilha de ideias e trabalhos é enriquecedora e motivante para continuarmos o nosso trabalho. Fiquei emocionada por ler coisas com tanta sensibilidade e emoção. Hoje tem sido um dia em cheio no que se refer a emoções. Será por o fim do ano estar tão próximo e deixarmos de nos ver co tanta frequência? Dizer adeus custa sempre um pouco.
Como diz a minha aluna Diana, quando se diz adeus nasce uma lágrima! Bem, hoje estou mesmo lamechas! Já chorei durante o dia com os meus alunos e agora também me fizeram nascer as lágrimas com as vossas poesias.
Beijinhos
Prof. Fátima

Rita Carrapato e Fatima Sarnadas disse...

Fatinha,

Obrigada pelas tuas palavras de incentivo à poesia.
Emoções à flor da pele, não é?
Como sei bem o que isso é...

Beijinho

Rita

Anónimo disse...

Se… Eu fosse!


Se eu fosse razão
trazia uma justiça impar
de amor… no coração
sentiria a força de amar.
Vestia-me de ilusão
e pintava-me de mar
entre sorrisos perfeitos
de gáudio seria coberto
entre desejos eleitos
neste mundo aberto.

Se… Eu fosse poesia
deixava aqui esperança e alegria.



Parabéns aos professores e aos alunos por este ano maravilhoso de trabalho conjunto.

Paulo Afonso

joao vilalva disse...

eu gostei muito